Turismo

Aproveite da melhor maneira o Carnaval no litoral nordestino.

Está chegando a época mais esperada por muitos brasileiros – o Carnaval. Tem gente que gosta tanto, que já começou a contar os dias desde o ano passado. Mas há diferentes maneiras de se comemorar esse feriado pelo Nordeste: brincando ou descansando. Você gosta de pular nas festas e acompanhar os blocos ou prefere fugir da agitação? Por aqui temos as duas opções de destinos ideais para você. Vista sua fantasia e venha com a gente:

Recife e Olinda

Se seu desejo é conhecer o famoso Carnaval de rua, então Recife é o seu destino. O Carnaval dessa cidade é um dos mais diversos e tradicionais do Brasil: Recife e sua cidade vizinha Olinda exibem sua cultura na mistura de ritmos, com festas para todos os gostos.

Na capital Pernambucana você pode curtir o maior bloco do mundo – o Galo da Madrugada – e dançar aos clássicos ritmos carnavalescos que se misturam ao som mais moderno de artistas que fazem sucesso hoje e todo ano. Se você for para o Recife Antigo, poderá ouvir e dançar pelas ruas: maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira. Durante o período de Carnaval, todas as noites há shows no palco que fica montado no Marco Zero. São muitas formas de se divertir, escolha as que você preferir e aproveite.

Na cidade-irmã, Olinda, o que atrai os foliões são suas ladeiras que ficam ainda mais coloridas em fevereiro. É lá onde acontecem os famosos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões. O mais famoso deles é o Homem da Meia-Noite. Aqui o ritmo favorito é o tradicional frevo. Sinta na pele o carnaval olindense e acompanhe os blocos e troças de todos os tipos.

Uma informação importante: durante o período de Carnaval, a Luck não realiza o City Tour Recife/Olinda.

Mas se você for para Pernambuco sem vontade de frevar por aí, uma opção boa para fugir da agitação é Porto de Galinhas. Lá você pode curtir na tranquilidade as praias próximas, como Maracaípe e Praia dos Carneiros.

Salvador

O Carnaval da Bahia é a maior festa de participação popular do mundo. Apenas no Carnaval de Salvador, o evento atrai mais de 1 milhão de turistas. O axé é o ritmo favorito do baiano, que é o caracteriza a capital. Os trios elétricos também são uma das principais marcas, eles percorrem os circuitos do carnaval levando renomados artistas nacionais. Os principais circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Escolha o seu e se jogue nessa animada e contagiante festa.

Se sua vontade é escapar do Carnaval, então uma boa opção é ir para o Litoral Norte. Lá você pode desfrutar de toda a tranquilidade de praias maravilhosas como a do Forte ou de Guarajuba. Também há o Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé e com acesso por catamarã.

Natal

Conhecida pela sua tradicional micareta, Natal ganha cada vez mais espaço e fama durante o Carnaval. Ela surpreende o público ao espalhar a folia em diferentes pontos da cidade, podendo curtir shows, blocos de rua, apresentações locais e até escolas de samba. Porém, apesar de ter as programações durante o período carnavalesco, a cidade agita mesmo no mês de dezembro com o Carnatal – a maior micareta do país.

Para quem quiser curtir o feriado sem a festa, pode passear pela cidade tranquilamente, fora dos pontos de agitação. Outra boa ideia é viajar alguns quilômetros ao sul, em direção à Pipa, onde as praias são o melhor refúgio.

João Pessoa

A capital paraibana também tem seu Carnaval, que é dividido em duas etapas bem definidas: as prévias, formadas por blocos e arrastões, e o Carnaval Tradição, do qual fazem parte as escolas de samba, tribos indígenas, troças e orquestras. No entanto, se você estiver à fim de fugir disso tudo, pode ir em direção ao litoral norte (Cabedelo) ou litoral sul (Costa do Conde).

Maceió

Essa é a cidade perfeita para visitar no período de Carnaval, quando você quer fugir dele. Maceió é conhecida por sua tranquilidade no feriado, com belíssimas praias para você curtir no sossego. Maragogi e São Miguel dos Milagres oferecem todo o sossego que você procura, em paisagens de águas azuis e cristalinas. Se resolver ir para Alagoas, já sabe com quem pode fazer esses passeios.

E então, para onde você vai nesse Carnaval? Seja descobrir os ritmos tradicionais ou descansar na praia, o importante é aproveitar o feriado fazendo o que gosta.