Dicas

Dicas para curtir o verão da melhor maneira.

Quem conhece bem o Nordeste brasileiro e seu litoral, não precisa nem ter visitado para saber que o sol é forte o ano todo. Nós da Luck temos bases distribuídas em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, onde nossos principais passeios são pelas belas praias de cada Estado. Devido ao período de chuvas curto, a sensação que temos é de verão quase sempre e é esse clima que torna as viagens ainda mais perfeitas.

É pensando nesse sol que reforçamos a importância de se preparar para o calor da forma correta.

  1. Proteção solar

Saiba escolher o protetor solar ideal para você. O FPS, ou fator de proteção solar, representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo: se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com FPS 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (ou seja, 75 minutos). Mas atenção: isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.

protecao-solar

O uso do protetor solar é importante para prevenir contra o envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele. Escolha o protetor mais adequado para o seu tipo de pele, lembrando de aplica-lo entre 20 e 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 3 horas.

  1. Roupas e acessórios

No calor da praia é preciso escolher com sabedoria as vestimentas que for usar. Além da roupa de banho, escolha roupas leves e claras para curtir o calor de forma mais agradável e confortável. Elas não absorvem tanto calor quanto as roupas escuras e ajudam o corpo a manter-se fresco e ventilado. Para quem é mais sensível ao sol, uma ótima alternativa é a utilização de camisas UV – o material dessas peças possui uma tecnologia de bloqueio dos raios UV.

roupas-praia

Contra queimaduras solares, proteja seus olhos com óculos de sol e seu couro cabeludo com chapéu, pois essas são regiões bem sensíveis.

  1. Hidratação

Um fator importantíssimo no calor é a hidratação, por isso certifique-se de carregar uma garrafa d’água em sua bolsa sempre. Em um dia normal, eliminamos uma média de 2,5 litros de água. Nos dias mais quentes, transpiramos mais e dependendo da intensidade do calor, podemos perder até 3,5 litros por dia. E toda essa água que se perde deve ser reposta, então o certo é beber pelo menos 2 litros de água por dia e em dias muito quentes, beber 3 litros.

agua-de-coco

Outras opções mais gostosas e nutritivas são os sucos de frutas, a água de coco, os chás gelados e as águas aromatizadas (com frutas, ervas ou especiarias). Prefira tomar qualquer uma dessas bebidas no lugar de refrigerantes.

Além do seu organismo, você também não deve esquecer de hidratar sua pele e cabelos, que costumam ressecar bastante quando expostos ao sol e sal da praia. Tenha sempre um hidratante labial, corporal e spray de cabelo na mala para usar após o dia de passeio.

  1. Queimaduras de sol

Ficou tempo demais no sol e a pele queimou? Então aproveitando o tópico anterior, utilize hidratantes pós sol – além de serem calmantes, eles apresentam efeito anti-inflamatório, o que ameniza a dor e vermelhidão.

queimadura-sol

Compressas geladas de camomila podem ajudar, pois a folha é relaxante e cicatrizante. É só preparar um chá e deixar na geladeira. Quando estiver bem frio coloque em uma compressa sobre a pele por uns 10 minutos.

Evite banhos quentes, prefira uma ducha fria para refrescar a pele queimada e dê preferência aos sabonetes líquidos e neutros para reduzir o ressecamento. Na hora de se secar não esfregue a toalha, enxugue-se devagar, encostando suavemente uma toalha macia.

Fique de olho em queimaduras mais sérias: um dos sinais importantes é a presença de bolhas na pele. Nunca as estoure e procure logo um médico. Se você sentir fraqueza, cansaço, calafrios, náuseas ou tiver febre também deve procurar ajuda.

Agora que você já sabe o que fazer e como se prevenir no calor do verão, pode aproveitar seus passeios às praias da melhor maneira. Cuide-se e curta sua viagem ainda mais. E não esqueça de contar com a Luck Receptivo para fazer os melhores passeios.

Tags: ,