Dicas

O que é turismo ecológico? Tudo o que você precisa saber

O contato com a natureza nos traz diversos benefícios como redução de estresse, fortalecimento do sistema imunológico, aumento de concentração, entre outros pontos importantes para o desenvolvimento da nossa saúde. Por outro lado, viajar é uma das experiências mais incríveis e enriquecedoras que você pode viver. 

Então já imaginou relacionar sua viagem à natureza? Assim é chamado o turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo. Definido pelo Ministério do Meio Ambiente como ”segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Mas você sabe a diferença entre ecoturismo e o turismo tradicional? Quais as características desse segmento de turismo? Será que é uma opção para o seu perfil? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é turismo ecológico?

Esse tipo de turismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais e as atividades que podem promover a experiência e o conhecimento da natureza, além de priorizar a proteção das áreas em que as atividades são praticadas. De forma resumida, entendemos que o turismo ecológico é atividade turística que tem como base uma relação sustentável com a natureza e sua conservação.

Para que seja considerado turismo ecológico, existem 4 pilares básicos, que são: respeito às comunidades locais, envolvimento econômico efetivo das comunidades locais, respeito às condições naturais, e claro, a conservação do meio ambiente e por último, a interação educacional.

Ecoturismo e turismo

Turismo ecologico

No turismo tradicional, é normal que as pessoas conheçam os locais e monumentos históricos, mas não há nenhum tipo de interação ou participação ativa. Já no turismo ecológico, a ação é o pilar do segmento, já que as pessoas estão à procura de um contato mais próximo com a natureza. Além disso, no turismo ecológico, há uma alta concentração de informações e curiosidades sobre a natureza, o que acaba promovendo uma educação ambiental.

É necessário garantir que o turista consiga colocar em prática na sua vida o que aprendeu durante as atividades do ecoturismo, priorizando a consciência de preservação da natureza. 

Apenas em 1985 o nome ‘’ecoturismo’’ foi descoberto, mas foi em 1987 que as atividades foram implementadas. Os principais objetivos do turismo ecológico, são: 

  • promover e desenvolver turismo com bases cultural e ecologicamente sustentáveis;
  • promover e incentivar investimentos em conservação dos recursos culturais e naturais utilizados.

Algumas atividades do turismo ecológico

Mergulho

Já imaginou conhecer um determinado destino de outro ângulo? O mergulho proporciona essa visão. Há possibilidades dessa atividade para todos os níveis de intimidade com a água.

Acampamento

Acampar é ter o mais puro contato com a natureza. E existem duas formas, onde você terá um pouco de infra-estrutura como barracas e banheiros e o acampamento selvagem, em que você acampará sem nenhum suporte, além da própria natureza.

Ciclismo

O ciclismo exige um certo preparo físico, mas também é uma das opções que existem alguns níveis. Ideal para contemplar paisagens e ter a interação com a natureza em grupo.

Rapel

Da mesma forma do mergulho, o rapel proporciona conhecer um local por outra perspectiva. Descer de uma montanha ou queda d’água pendurado por uma corda é realmente ter uma visão inesquecível. 

Destinos nacionais para conhecer o ecoturismo

Amazônia – Amazonas 

Com certeza, visitar a floresta amazônica marcará sua vida. Conhecer de perto diversas espécies de fauna e flora, além de uma cultura local riquíssima. É uma ótima escolha de destino para quem quer ter contato com a biodiversidade. 

Bonito – Mato Grosso do Sul

É um dos destinos mais tradicionais para quem busca o contato com a natureza, mas não ache que encontrará uma beleza comum. Suas lindas paisagens com diversas cachoeiras, cavernas e corredeiras transformarão a sua experiência com o ecoturismo. 

Jalapão – Tocantins

Além de um destino belíssimo, as atividades para o turismo ecológico irão variar de acordo com a estação. Como por exemplo, na época de chuva, a canoagem é uma ótima escolha. Quando não há chuva, as trilhas são ideais.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Você vai conhecer lindíssimas cachoeiras de água cristalina, como também ter a oportunidade de admirar pinturas rupestres. Essa Chapada contém formações rochosas que estão lá desde o início do planeta Terra.

Chapada Diamantina – Bahia

O estado é conhecido por suas praias, mas também oferece paisagens diferenciadas e bem no centro do destino. Grutas, vales, cachoeiras e cavernas são locais para você viver uma experiência única de turismo ecológico.

Agora que você já sabe como praticar o turismo ecológico de maneira responsável, é só encontrar o melhor destino para realizar as atividades da sua preferência e aproveitar ao máximo. É bem provável que após a primeira experiência, você queira repetir em novas regiões, já que cada local tem uma forma única de proporcionar o contato intenso com a natureza.