Passeios

Recife e Olinda em um dia: conheça o melhor das cidades-irmãs

Coincidência ou não, logo após o mês da folia, é o mês de comemoração das cidades do carnaval, entre elas: Recife e Olinda. Dia 12 de março é comemorado o aniversário das cidades, que como boas irmãs, dividem até a sua data de celebração. A história dessas duas cidades é a exposição da riqueza cultural pernambucana. São quase cinco séculos de história e diversos momentos importantes para o país e também no contexto mundial.

Recife é a capital mais antiga do país, já Olinda teve seu primeiro grito da república do país e das Américas. O que não faltam nas cidades-irmãs são histórias, cultura, ritmos e lugares para você reviver os acontecimentos que as tornaram tão especiais até hoje.

Se você estiver de passagem por uma das duas cidades, nas praias vizinhas ou até mesmo se for conterrâneo, preparamos um roteiro que vai te permitir vivenciar o melhor de Recife e Olinda em um dia. Preparados? Vamos lá!

Começando na Veneza Brasileira

Que tal começar o dia com uma vista panorâmica de Boa Viagem? Inspiração da música La Belle de Jour, de Alceu Valença, a praia urbana é uma das mais importantes da Veneza Brasileira. Uma excelente ideia é passear de catamarã pelo Rio Capibaribe e conhecer sua história. 

No Marco Zero, você pode respirar a cultura da cidade. Lugares como a Rua do Bom Jesus, eleita a terceira rua mais bonita do mundo pela Revista americana Architectural Digest. Recife e Olinda são tão conectadas que nessa mesma rua, você pode visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. A Sinagoga Kahal Zur Israel, que possui o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco e é a primeira sinagoga das Américas. A Casa da Cultura é uma antiga casa de detenção que se transformou em um centro de artesanato e constantemente há exposições dos mais diversos segmentos. Ainda no Marco Zero, não deixe de tirar foto com o letreiro! 

É possível observar as três ilhas: Recife, Santo Antônio e Boa Vista. Uma ponte conhecidíssima: a Ponte Maurício de Nassau. Também há a Praça da República, onde se encontram o Palácio do Governo, o Teatro de Santa Isabel e o Palácio da Justiça. 

Já dizia Reginaldo Rossi, figura importante da cidade: Recife tem encantos mil e é um pedacinho do Brasil. É impossível não se apaixonar pela cidade do frevo.

Seguindo para a cidade dos Bonecos Gigantes

A apenas 6 km de Recife, chegamos em Olinda. Seu Centro Histórico é Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO e um dos mais importantes locais do Brasil Imperial. Palco de um dos maiores carnavais do mundo, a cidade exala cultura em cada esquina. 

O Alto da Sé é repleto de barraquinhas que te transportam para uma verdadeira conexão com a cidade, e claro, há diversas opções de artesanatos que contam a história de Pernambuco. A vista mais bela das cidades-irmãs pode ser apreciada neste mesmo local. 

Não deixe de visitar as Igrejas da Sé e da Misericórdia, que são símbolos da história e fé contidas na cidade. Também há uma Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda com um acervo ainda maior, que vale a pena a vista. 

Suas ladeiras e casinhas coloridas contam mais histórias do que você pode imaginar, então não deixe de admirar e aproveitar para registrar o momento em cada pedacinho da cidade.

Prontos para conhecer Recife e Olinda em um dia?

Temos certeza que, com esse roteiro, você vai conhecer o melhor das cidades-irmãs em apenas um dia e voltar para casa com a bagagem recheada de histórias, cultura e experiências inesquecíveis. 

Nós temos um City Tour especialmente para quem quer conhecer as cidades com todo conforto e segurança. Conheça o melhor de Recife e Olinda a Luck Receptivo.