Dicas Passeios

São Miguel do Milagres: 5 dicas imperdíveis para sua estadia nesse paraíso

Se você é do tipo de turista que adora uma praia e busca por dias tranquilos longe da agitação das cidades, São Miguel dos Milagres é o destino reservado para você. A região conta com belas praias de piscinas naturais, água cristalina e locais mais rústicos para relaxar durante as férias.

O destino se encontra localizado na Costa dos Corais, ao longo do litoral norte de Alagoas, uma região repleta de praias encantadoras. Entretanto, o diferencial de São Miguel dos Milagres é o nível de preservação que a região consegue manter quando comparado aos destinos próximos.

A região é um aglomerado de vilas de pescadores com pequenas pousadas pé na areia e praias desertas, um verdadeiro paraíso oculto em meio a um roteiro de praias deslumbrantes. A própria estrada que leva a região, em um percurso de cerca de 35 km, é uma surpresa em si, suas paisagens deslumbrantes e preservadas levaram ao título de Rota Ecológica.

Por esses e alguns outros motivos, São Miguel dos Milagres é o destino certo para quem deseja aproveitar suas férias com tranquilidade e sossego em um local rústico afastado dos centros urbanos. Confira no artigo dicas especiais para você aproveitar ainda mais esse paraíso escondido.

Fique próximo à capital

Apesar de ser um destino calmo e recluso, a região é bem próxima à capital Maceió, tornando mais fácil o deslocamento do centro da cidade até as praias da Costa dos Corais.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e São Miguel dos Milagres são separados por uma distância de apenas 100 km.

Mas, se você pensa em chegar pelo Recife, a rota dura em torno de 4 horas e passa por Maragogi, Japaratinga e um trecho de balsa até Porto de Pedras. Uma boa dica para quem vem de Recife nos finais de semana ou feriados é evitar a balsa, nesses dias ela fica lotada e com longas filas. Assim, uma opção mais tranquila é pegar a via Porto Calvo.

Você pode optar por chegar à São Miguel dos Milagres alugando um carro, ou se preferir tranquilidade e conforto, você pode optar pelo traslado com empresas de turismo locais.

Desfrute de um caminho paradisíaco do começo ao fim

O percurso total e sem paradas entre Maceió e São Miguel dos Milagres, seguindo pela AL-101, tem duração de aproximadamente 2 horas. Mas a dica é ir parando ao longo do caminho para aproveitar ao máximo a Rota Ecológica, uma verdadeira beleza. Algumas das paradas mais indicadas são as seguintes praias:

  • Jatiúca: mais urbanizada, com muitas opções de bares, restaurantes e hotéis;
  • Cruz das Almas: praia de ondas fortes que se tornou um ponto de encontro para surfistas;
  • Ipioca: onde se encontra a famosa Barraca Hibiscus, que conta com bar praiano e restaurante internacional;
  • Paripueira: com as piscinas naturais mais características das praias de Alagoas;
  • Barra de Santo Antônio: onde fica a Praia do Carro Quebrado, famosa pelo belo mirante e falésias de tirar o fôlego.

Curta São Miguel dos Milagres a pé

Se a sua intenção for relaxar por completo, uma boa dica é aproveitar São Miguel dos Milagres a pé. A vila é muito tranquila e possui ótimas opções de restaurantes, mercados e bares, todos bem familiares e rústicos.

Ao conhecer a vila de perto e sem pressa, o turista ainda confere um pouco do estilo de vida tranquilo dos locais, um verdadeiro sossego. Por isso, para relaxar 100%, o ideal é deixar o carro na garagem e curtir a pé o aconchego que a vila oferece aos seus visitantes. E algumas praias lindas da região não precisam de veículo para chegar, então programe seu passeio e curta a natureza de perto.

Aproveite a sombra e água fresca

Já não é segredo que São Miguel dos Milagres tem muita praia e sossego para oferecer, mas o divertido é desvendar os 20km de praias paradisíacas ao longo de sua costa.

Visite o máximo de praias que conseguir, mas não deixe de conhecer as praias de Riacho e Marceneiro, paradas obrigatórias entre os turistas da região. Suas paisagens são verdadeiros cartões postais do destino, numa combinação bem balanceada de tranquilidade e praias bem preservadas.

Que tal aproveitar uma caminhada entre esses pontos e conferir de perto e sem pressa algumas das praias mais deslumbrantes do litoral nordestino?

Conheça as piscinas naturais

Conseguir um passeio de jangada na Praia de São Miguel dos Milagres não é difícil, é só colocar o pé na areia e escolher umas das jangadas coloridas que compõem as paisagens em conjunto com o mar límpido e cristalino da praia central.

O passeio te leva até as piscinas naturais da região, onde você confere de perto a beleza da fauna marinha em meio aos arrecifes coloridos e preservados da região. O passeio dura em média 1h30, o suficiente para aproveitar o mar com tranquilidade, e seu valor varia em torno dos R$ 35,00 por pessoa, bem mais em conta quando comparado aos mesmos passeios em Maragogi, com valores a partir de R$ 65,00.

O destino das suas férias tranquilas

São Miguel dos Milagres é o destino perfeito para quem quer aproveitar as férias para curtir a tranquilidade e o sossego de praias desertas e escondidas entre o extenso litoral alagoano.

As opções de pousadas rústicas e aconchegantes são inúmeras, com um bom custo benefício, sem falar no conforto e nas belas paisagens das pousadas pé na areia. A vila ainda oferece boas opções de restaurantes e bares para aproveitar bem a noite acompanhada de uma boa culinária local.

O deslocamento ao redor da vila é de fácil acesso, de carro ou a pé os passeios vão valer a pena não importa a rota que o turista escolher. Para quem quiser alugar um carro, o local é de fácil acesso. Para assegurar todo o conforto e segurança nas viagens de ida e volta de Maceió, o ideal é buscar empresas de turismo especializadas na região.

Quer saber qual o passeio que combina mais com o seu estilo? Clique aqui e escolha o passeio ideal para você e a sua família curtirem as férias nas praias cristalinas do litoral alagoano.

Sair da versão mobile