Dicas

Viagem acessível: confira dicas para aproveitar ao máximo

Conheça mais sobre o turismo acessível.

Quem não concorda que viajar é incrível? Conhecer lugares muda a perspectiva de como enxergamos o mundo, além de tornar nossa bagagem ainda mais rica com outros sabores, culturas e ritmos. No Brasil, especialmente no Nordeste, não faltam lugares surpreendentes e que agradam os mais diversos gostos. Mas, respeitando as necessidades de cada um, é preciso garantir uma viagem acessível para todos os viajantes.

O turismo acessível abrange a inclusão de pessoas portadoras de deficiências ou limitações físicas e mentais em atividades turísticas, promovendo fácil acesso a lugares e estabelecimentos. O Ministério do Turismo definiu a cartilha do turismo acessível, onde é possível consultar as diretrizes de acessibilidade para as cidades. Você pode encontrá-la aqui.

Quando levamos em consideração as deficiências e limitações, pessoas que possuem dificuldades motoras, mentais, visuais e auditivas estão incluídas. Também são consideradas mulheres grávidas, idosos e pessoas obesas, que precisam de um melhor suporte para o deslocamento.

Pensando nisso, produzimos esse conteúdo com dicas essenciais para que você possa aproveitar ao máximo uma viagem acessível. Vamos?

Na escolha do destino

Os pontos turísticos de determinados destinos nem sempre são acessíveis, então é necessário analisar o local que você deseja ir e verificar informações como: melhor época do ano, por conta do clima, o nível de acessibilidade que você precisa, recursos financeiros e outros pontos que precisam estar alinhados com a sua escolha. 

Você pode escolher um destino mais próximo a sua cidade, mas que ofereça mais condições de acessibilidade. Pois os desafios encarados nas primeiras experiências podem desmotivar as próximas.

Em Salvador, o centro histórico está adaptado para receber pessoas com deficiências, há acesso pelas rampas e os elevadores são atalhos. Dessa forma, é possível conhecer o Pelourinho e outros pontos turísticos, como o Elevador Lacerda e o Museu de Arte Sacra.

Na escolha da acomodação

Ao procurar uma acomodação, é importante verificar se há atendimento para cada tipo de necessidade. Por exemplo, em alguns hotéis, há funcionários que se comunicam por libras e ajudam na locomoção.

As fotos disponíveis de determinado local nem sempre mostram todos seus detalhes, então, uma boa opção é entrar em contato com o espaço e solicitar fotos, assim você consegue entender a estrutura e se certificar de que o local atende o que é necessário para você. É importante se atentar a informações como: entrada sem degraus ou rampa que possibilite a locomoção de fácil acesso. Se houver elevador, verificar se cabe os seus equipamentos. Verificar o tamanho do quarto e área total.

Após analisar e confirmar as informações, é interessante informar ao hotel as suas necessidades, para garantir uma experiência muito mais tranquila. Ir em busca de informações em todas as etapas do planejamento da sua viagem é a chave para o sucesso dessa experiência. 

Antes do embarque

Conheça seus direitos! Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, com crianças de colo ou ossos quebrados têm direito a solicitar assistência especial das companhias aéreas, do transporte ao atendimento. Os animais de auxílio não seguem as regras gerais de transporte de animais, então podem embarcar junto ao passageiro na cabine, desde que não impeçam a passagem no corredor.

Antes de viajar, verifique como anda sua saúde. Seja física ou mental. 

  • Inicie uma rotina de atividades físicas, caso não realize;
  • Faça um check-up, caso não tenha feito exames recentemente;
  • Não deixe de levar uma farmácia básica e caso necessite de receitas dos medicamentos, tenha as prescrições no celular;
  • Caso esteja inseguro com a viagem, procure um auxílio emocional, como um psicólogo;

Embarcando!

Faça uma check-list de tudo que for necessário e garanta que tudo esteja preparado. 

É chegada a hora de embarcar, é normal que o frio na barriga esteja presente, mas lembre-se do quanto você se preparou para este momento e aproveite ao máximo essa experiência. Agora que você já conhece um pouco mais sobre o turismo acessível, planeje a sua próxima viagem com inclusão.

Sair da versão mobile