Passeios

Chapada Diamantina: onde fica e quais passeios valem a pena?

Se você gosta de cachoeiras, trilhas e grutas, com certeza já ouviu falar da Chapada Diamantina, o paraíso dos aventureiros que amam a natureza. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serras que tem como berço alguns rios das bacias do Jacuípe, Rio de Contas e Paraguaçu. É o destino dos sonhos para os amantes do ecoturismo.

Mas mesmo ouvindo falar sobre a Chapada e possivelmente, consumindo conteúdo na internet ou televisão, muitas pessoas se perguntam: onde fica? Vamos te responder! Ela fica bem no coração da Bahia. Sua região é composta por 24 municípios, mas a recepção de boa parte dos turistas é pela cidade de Lençóis. Localizada a cerca de cinco horas de carro de Salvador.

Vem conhecer um pouquinho mais sobre esse paraíso natural.

Chapada Diamantina: onde fica?

Localizada no estado da Bahia, a 420km do oeste de Salvador. Sua porta de entrada costuma ser por Lençóis, cidade baiana. Comparada a São Paulo, a Chapada tem praticamente a mesma área com 1.520km², só que no lugar de grandes avenidas e muitas pessoas, a Chapada Diamantina tem o mais puro da natureza e a população dividida em mais de 20 municípios. 

Passeios para os amantes da natureza

Quem é fã do ecoturismo, não pode deixar de viver a experiência da Ribeirão do Meio e Cachoeira do Sossego, trilha um pouco mais difícil, mas ao mesmo tempo, tem suas variações com caminhadas em meio à mata, entre as pedras do Rio Ribeirão e com a Cachoeira do Sossego que estará à sua espera para um merecido banho no imenso lago formado pela queda d’água. Conheça esse passeio clicando aqui.

Para quem tem fôlego

Em uma trilha de 12km, você vai conhecer muitos dos encantos da Chapada Diamantina. Ao chegar na Cachoeira da Fumaça, são, aproximadamente, 422 metros de queda d’água, que por sua altura não são próprias para banho. Mas a caminhada é recompensada pela vista exuberante do Vale do Capão. A cachoeira possui esse nome por conta do efeito que o vento faz sobre a queda d’água fazendo efeito de fumaça. Inclua esse passeio no seu roteiro.

O melhor de Chapada: Tour das Grutas

O passeio ideal para você que busca conhecer os encantos das grutas. Começando pelo Rio Mucugezinho, a cerca de 25 km de Lençóis, onde se localiza o Poço do Pato e Poço do Diabo, que é formado por uma incrível cachoeira. Continuando o roteiro com a subida ao topo do famoso Morro do Pai Inácio que proporcionará um visual magnífico dos Morros 3 Irmãos, considerado o cartão postal da Chapada Diamantina. O almoço é na Gruta da Pratinha, um dos destinos mais procurados pelos nativos por suas águas cristalinas que estão no interior da gruta, formando também a entrada da Gruta Azul. Para finalizar, a Gruta visitada é a da Lapa Doce, onde é percorrido cerca de 850 metros no interior da gruta, acompanhados de um guia com iluminação especial que deixará à mostra as inúmeras formações rochosas ao longo dos anos pela ação das águas subterrâneas. Vamos juntos?

Ficou com vontade de conhecer?

São muitos lugares e experiências imperdíveis, então para não se preocupar em deixar nenhum passeio despercebido e viajar com todo conforto, vale a pena contratar roteiros com uma agência especializada. Agora que você já sabe onde fica a Chapada Diamantina e como ir, garanta seus passeios com a Luck Receptivo.