Passeios Diamantina_luck receptivo

Chapada Diamantina: 5 lugares imperdíveis para conhecer neste paraíso escondido

Está a procura de um destino de viagem diferente, longe das praias e das cidades grandes? Então se conectar com a natureza magnífica da Chapada Diamantina, na Bahia, é a dica certa para você.

A região é conhecida pelas suas belezas naturais, trilhas, cachoeiras e grutas que encantam a todos os turistas, principalmente os amantes do turismo de aventura e do ecoturismo.

As opções de passeio no local são bem variadas e, sobretudo, é preciso conhecer bem a região para não se perder, pois o local das trilhas é imenso. Mas, para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas de lugares que não podem passar batido se o seu destino for a Chapada Diamantina.

Preparado para conhecer os pontos que irá visitar nessa viagem inesquecível? Vamos lá!

1) Morro do Pai Inácio

Não tem como visitar a Chapada e não conhecer seu cartão postal. Com mais de 1.000m de altitude, o Morro do Pai Inácio é um lugar imperdível, e se você chegar entre as 15h e 16h da tarde poderá conferir o espetáculo do pôr do sol com uma vista panorâmica da região.

Para subir até seu topo, você vai precisar dar uma caminhada leve de 15 minutos, com 300 metros íngremes a partir do estacionamento. A trilha não é muito pesada nem cansativa, em pouco tempo você chegará ao topo do morro onde é possível ver grande parte da Chapada. Seu acesso é pago e custa R$ 6,00 por pessoa, um valor simbólico que é revertido em cuidados para a preservação do local.

O morro está localizado na cidade de Lençóis, uma cidade vizinha ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, que também conta com as melhores opções de hospedagem da região e uma estrutura super aconchegante.

2) Ribeirão do Meio e Cachoeira do Sossego

Mais indicado para os adultos com bom preparo físico, esse passeio é o conjunto ideal de trilha e banho de cachoeira. Começando com uma caminhada sossegada, que dura cerca de 2 horas, o percurso passa em meio à mata e às pedras do Rio Ribeirão. No fim do exercício a bela Cachoeira do Sossego te espera para um merecido banho no lago formado pela sua queda d’água.

A melhor notícia? A diversão não acaba aqui! Na volta você ainda tem a oportunidade de conhecer o tobogã natural da Chapada Diamantina, formado pela inclinação da encosta do morro, e escorregar diretamente nas águas do Ribeirão do Meio. Esse é o momento de repor as energias para a caminhada de volta para Lençóis.

Não esqueça do óculos de sol, protetor solar e chapéu ou boné para se proteger do sol. Para se refrescar durante a trilha, não esqueça da garrafinha de água!

3) Tour das Grutas

Você, assim como todos que conhecem a Chapada Diamantina vão se encantar pelas suas belas grutas. Opção é o que não falta na região, são tantas que escolher apenas algumas para visitar pode ser uma tarefa bem complicada.

Nossa dica é fazer o Tour das Grutas, um passeio que te leva a conhecer as 3 favoritas dos turistas: a Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Gruta da Lapa Doce.

O passeio começa pelo Rio Mucugezinho, distante 25 km de Lençóis, onde você vai mergulhar nos Poços do Pato e do Diabo. A gruta da Pratinha vai ser a primeira gruta do roteiro, suas águas cristalinas combinadas com um tom claro de azul nas áreas mais profundas vão te chamar para um mergulho irresistível.

Ainda localizada dentro do complexo turístico da Fazenda Pratinha, a Gruta Azul, segunda do Tour, também vai te encantar. As águas são as mesmas da Gruta da Pratinha, mas as formações rochosas formam um visual totalmente diferente.

O passeio é finalizado com uma visita à Gruta da Lapa Doce, onde os visitantes são levados cerca de 850 metros adentro da gruta. Acompanhados de guia e lanternas, você vai descobrir como as diferentes formações rochosas do seu interior foram se transformando ao longo dos anos devido à ação das águas subterrâneas.

4) Cachoeira da Fumaça

A trilha que dá acesso à vista da Cachoeira da Fumaça é uma trilha mais longa, que demanda por uma maior preparação física e um bom fôlego. Em 2 horas de caminhada, você vai percorrer 6 km de muita trilha até ser recompensado com uma das paisagens mais bonitas da Chapada Diamantina.

A cachoeira da Fumaça é a segunda mais alta do Brasil, com 422 metros de altitude. É tão alta, que antes de chegar ao chão, sua água se transforma em um spray! Entendeu agora porque você não pode deixar de conferir de pertinho esse espetáculo único da natureza? A vista também conta com uma linda visão panorâmica do Vale do Capão.

O trajeto de carro saindo de Lençóis até o local dura cerca de 4 horas, por isso, vale a pena se preparar com antecedência para visitar o local. A dica é contar com a ajuda de guias para tornar a experiência mais prazerosa, eles vão te ajudar a localizar os 5 platôs de descanso ao longo da trilha, onde você poderá tomar uma água, fazer um lanche e tirar lindas fotos para registrar o momento.

Como a trilha é exposta ao sol, é sempre bom ir com chapéu e óculos de sol, além de usar um bom protetor solar.

5) Poço Encantado

A visão do Poço Encantado é uma das imagens mais lindas da viagem. Localizado dentro de uma caverna na cidade de Itaeté, distante cerca de 150 km de Lençóis, suas águas transparentes ganham tons azulados quando os raios do sol incidem em sua superfície por meio de uma fenda.

A melhor época para visitá-lo e conferir o espetáculo com a luz do sol é entre os meses de fevereiro e outubro, quando a incidência dos raios solares na caverna é maior.

A visitação do poço é apenas para contemplação, já que o mergulho é proibido.

Uma viagem inesquecível

A Chapada Diamantina possui uma boa estrutura com empresas especializadas no turismo local, prontas para entregar os melhores passeios com guias exclusivos e toda a segurança necessária. Conte com seu serviço para garantir a melhor experiência durante sua viagem.

Monte o roteiro ideal para sua viagem para a Chapada Diamantina. Clique aqui e conheça os passeios.

Tags: Chapada Diamantina
Sair da versão mobile