Passeios

Festa junina no Nordeste: conheça através dos nossos passeios


Dizem que o ano só começa depois do carnaval, mas depois do carnaval, a gente só consegue pensar no São João. Junho bate na porta e as bandeirolas tomam conta da cidade. E o cheirinho da canjica, pamonha e amendoim também! É quadrilha, fogueira, forró e apresentações dos mais diversos artistas. Essa tradição nordestina atrai gente do mundo todo e passar 2 anos sem celebrar essa época foi a famosa ‘’bronca’’. Mas agora, vacinados e preparados, voltamos com tudo para aproveitar nosso tão amado São João.

E claro que a Luck não ia deixar de preparar passeios exclusivos para a gente se divertir, né? Então bora saber mais da festa e das experiências que vamos viver juntos!

Conheça a origem da festa junina

Os historiadores afirmam que a origem está relacionada a festividades pagãs que aconteceram na Europa no período entre a primavera e o verão, momento chamado de solstício de verão. As festas aconteciam como forma de espantar os maus espíritos e as pragas que pudessem atingir a colheita. Os festejos aconteciam no mês de junho. E as comemorações começaram a ser cristianizadas após o Cristianismo se consolidar como a principal religião do continente europeu. Dessa forma, a festa, que era originalmente pagã, tornou-se católica. 

A chegada da festa junina ao nosso país

Os festejos juninos eram tradições na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e foram trazidas juntamente à colonização, assim como outras tradições. Ao chegar, a festa era chamada de festa joanina, derivada de São João, mas após longos anos, foi alterada para festa junina, referência ao mês de junho. Originalmente, a festa tinha um grande aspecto religioso, mas com o passar do tempo, se tornou uma festividade mais popular do que religiosa.

A expansão das festividades aconteceu no Nordeste, região onde os colonizadores se instalaram inicialmente e por isso, carrega essa tradição tão fortemente até hoje, possuindo o maior São João do mundo, em Campina Grande, na Paraíba. 

E foi assim que essa festa tão querida pelos nordestinos foi inserida na região. Para conhecer um pouco mais sobre os eventos com segurança e comodidade, vai de Luck

A Luck te faz conhecer o melhor do São João nordestino

São João de Caruaru

Pessoas vestidas com trajes juninos levantam as mãos dentro de um ônibus. O lugar está com bandeirolas.

Desde 1994, durante todo o mês de junho, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga se torna uma grande sala de reboco. São mais de 44 mil metros quadrados que abrigam a Fundação de Cultura de Caruaru, os Museus do Barro e do Forró, um pavilhão para exposições, e palcos com vários shows abertos ao público. São apresentações de bacamarteiros, de quadrilhas matutas, de bandas de pífanos e de trios de forró para dançar o autêntico forró pé-de-serra. E não para por aí! Tem palhoças com comidas típicas como canjica, pamonha e milho verde para ninguém botar defeito. Apresentações dos mais importantes forrozeiros do país, cantadores, poesias matutas, literatura de cordel, fogueiras, bandeiras e muito mais. 

Você não vai perder a oportunidade de conhecer essa importante festa junina no Nordeste, né? 

O Maior São João do Mundo – Campina Grande

A foto é de uma apresentação. Pessoas com trajes juninos levantam a mão e estão cantando. Há fogos e bandeiras.

São 31 dias de festa de muito arrasta-pé, cultura e diversão. Ah! E mais de 500 atrações. Dá pra tu? É no Parque do Povo que a magia acontece desde 1983! Local onde você vai ouvir e dançar muito forró com trios de forró e também artistas nacionais, provar comidas típicas com bastante milho e amendoim, e conhecer a cidade cinematográfica que reproduz a Campina Grande da época que ainda era uma pequena vila. Uma festa completa para te fazer ter a autêntica experiência. 

Não é à toa que é considerado o Maior São João do Mundo.

Vila Sítio São João – Campina Grande

Em um pátio, homens e mulheres estão em apresentação. A maioria estão ajoelhados. Vestem roupas juninas.

A Vila Sítio São João abre as porteiras para te receber com muito arrasta-pé, cultura, história e animação, visse? Um lugar de resgate da cultura nordestina, uma linda vilinha cinematográfica que retrata a vida do interior, com casas de taipas, casa da farinha, onde é feito o maior beijú do mundo, engenhos, igrejas, casa de mangaio, fogueira, artesanato e claro, muita comida típica. Ainda vai se divertir com as apresentações de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e shows com artistas nordestinos. São mais de mil horas do genuíno forró pé de serra, então te prepara! Essa programação é para toda a família, inclusive para as crianças. 

O Nordeste recebe todo mundo de braços abertos, não seria diferente nas festas.

Trem do Forró – Pernambuco

Várias pessoas estão com uma blusa branca escrito ''Trem do forró''. Estão em fila indiana. Ao lado direito, está o trem.

O Trem do Forró é um evento tradicional do calendário junino de Pernambuco. São 30 anos promovendo um grande arraial sobre os trilhos em uma festa diferente de tudo que você já viu. O trajeto parte do Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho, onde uma animada recepção aguarda os passageiros, e depois retorna ao Recife. São cinco horas de forró pé-de-serra, trios de forrozeiros em cada vagão e muita festa para recepcionar passageiros de todo o país.

Já imaginou aproveitar a festa junina no Nordeste em um trem? 

São 4 opções para você escolher e conhecer essa tradição tão bonita da nossa região. Só conhece a magia e a grandeza, quem vive, então não deixe de viver essa experiência em segurança com toda a comodidade que só a Luck Receptivo pode oferecer. 

Simbora ralar o bucho?