Dicas

João Pessoa: tudo o que você precisa saber para aproveitar a capital paraibana.

João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país e onde fica o Ponto Mais Oriental de todas as Américas – a Ponta do Seixas. A cidade é um dos melhores destinos para quem está buscando praias bacanas, atrações históricas e boas compras (já que ela tem preços melhores em comparação a outras capitais litorâneas). E se você está decidido a viajar para esse destino, aproveite nossas dicas e curta o melhor de João Pessoa.

Melhor período para viajar

O período de chuvas é entre março e agosto – também é a época que caem um pouco as temperaturas. Então se você quer sol e calor, evite esses meses. Quem está interessado em hotéis com melhor custo-benefício, escolha ir entre março e novembro.

Se vier de avião para João Pessoa, conte com o serviço de translado que lhe busca no aeroporto e te leva para seu hotel. Seguro e confortável para você não precisar se preocupar em descobrir como chegar ao hotel depois de uma viagem cansativa.

O que levar

Lembre-se que você virá para uma cidade litorânea, então não deixe de colocar na mala: óculos de sol, chapéu e boné, protetor solar, roupas leves, roupas de banho e sandálias.

Onde comer

Com certeza você desejará saborear as comidas típicas e famosas de João Pessoa, mas a cidade também possui estabelecimentos dos mais variados sabores. Caminhando pelo bairro de Tambaú, você encontrará uma variedade grande de lugares para comer.  Mas para facilitar sua escolha, separamos alguns restaurantes que você gostará de conhecer: o Mangai está no topo da lista, pois é aqui onde você encontra a maior variedade de pratos com um buffet de comida sertaneja e em um ambiente temático; o Nau é um restaurante com deliciosos pratos de frutos do mar; o Degustar é famoso por sua gastronomia francesa.  Conheça também: o Gulliver Mar, a Adega do Alfredo, o Pontal do Cabo, o Ippon, o Fulano Praia e o Bar do Cuscuz.

Curtindo a cidade

João Pessoa é uma capital com muitas coisas para se conhecer. Já citamos no começo a Ponta do Seixas: lá é onde fica a Praia do Seixas (uma das mais visitadas da região) e sobre as falésias dessa praia fica o Farol do Cabo Branco –  o único do país com forma triangular e inspirado em uma planta. Nesse mesmo local também é possível encontrar uma feirinha de artesanato e lanches. Passamos por ele em nosso City Tour.

Farol do Cabo Branco

Visite a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes: projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com exposição de esculturas, xilogravura, museu de ciências e que também recebe eventos.

Estação Cabo Branco

Conheça as riquezas do artesanato local na Casa do Artista Popular, no Mercado de Artesanato Paraibano (onde predominam as peças em algodão colorido), no Mercado de Artesanato de Tambaú ou ainda na feirinha de Tambaú.

Viaje até a inusitada Roliude Nordestina, no Cariri paraibano: famosa por ter sido cenário de filmes famosos como o “Auto da Compadecida” e “Romance”. Lá você ainda se depara com casas preservadas do século 19.

Para quem gosta de história, a dica é fazer uma visita ao Centro Histórico para conhecer algumas das construções mais antigas do país. Ele foi reconhecido como patrimônio nacional do Brasil. Em meio a casarões coloniais e edificações com características barrocas, também se destaca o conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco e do Convento de Santo Antônio. Você também pode ir para mais longe e conhecer a enigmáticas inscrições rupestres da Pedra do Ingá ou encarar um dos grandes e raros tesouros paleontológicos do mundo: as pegadas do Vale dos Dinossauros, em Sousa.

Igreja de São Francisco

Inscrições rupestres em Ingá

Praias

Você não pode deixar de ir ao encantador pôr do sol na Praia do Jacaré, ao som do clássico Bolero de Ravel, saindo do sax de José Jurandir Félix, o Jurandy do Sax. Depois aproveitar para passear pela feirinha do local, jantar nos estabelecimentos locais e passar na loja de comidas e bebidas típicas, para levar de lembrança para casa.

Jurandy do Sax

Entardecer na Praia do Jacaré

Conheça também as paradisíacas praias da Costa do Conde: lá você se apaixonará pela encantadora Coqueirinho, de águas calmas, claras e cercada de coqueiros. Por lá também você deverá passar em Tambaba: a famosa praia de naturismo. Se você se sentir à vontade e for adepto, poderá acessar esse trecho exclusivo da praia.

Costa do Conde

Na Barra do Mamanguape a atração mais famosa é uma base do Projeto Peixe-Boi. De barco você poderá observar os dóceis animais nadando pelos manguezais do Rio Mamanguape.

Para quem procura piscinas naturais de águas cristalinas, é só ir para o Picãozinho – fica a 1 km da praia de Tambaú e surge apenas na maré baixa tornando expostos seus belos corais e criando piscinas naturais com diversas espécies de peixinhos coloridos. Também tem a Ilha de Areia Vermelha – fica a apenas 1,5 km da beira mar, com formação de piscinas naturais junto à paisagem dos bancos de areia avermelhados.

Ilha de Areia Vermelha

Agora que você já sabe o que não pode perder quando for a João Pessoa, poderá aproveitar essa viagem ao máximo. E para tornar essa experiência ainda mais especial, conte com os passeios da Luck Receptivo.

Tags: Dicas de viagem, João Pessoa, Paraíba, Passeios em João Pessoa, Turismo
Sair da versão mobile