Dicas Passeios

Morro de São Paulo: 5 razões para você visitar esse paraíso nas férias

Está buscando um cenário de praia com água quentinha, areia branca e coqueiros? Então essa dica é para você! Morro de São Paulo é um dos destinos mais queridinhos da Bahia, que reúne praias lindíssimas e o melhor da cultura baiana em uma charmosa vila rústica na Ilha de Tinharé, parte da paradisíaca Costa do Dendê.

Esse destino é versátil e pode ser aproveitado em família, com os amigos, com seu amor e até sozinho. O ponto forte são as atividades turísticas que se mesclam à rica natureza da ilha, além do destino oferecer uma infraestrutura com pousadas e restaurantes super charmosos.

Nós te contamos em primeira mão porque Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Leia as 5 razões que vão fazer você incluir esse destino na sua lista de desejos.

Viva a tranquilidade de Morro de São Paulo

Já imaginou passar alguns dias numa vila completamente sem carro? Só de pensar em 0 engarrafamento e nenhum som de buzina, já é um paraíso para muitos.

Em Morro de São Paulo, a estrutura da vila não permite a circulação de carro, por isso a maneira mais comum de se deslocar por lá é andando mesmo. No entanto, um modelinho de “trator” pode circular na estrada de terra paralela à beira-mar para facilitar a vida de moradores e turistas. Inclusive, por lá você também verá o transporte de malas feito com carrinhos de mão.

Aproveite as caminhadas na ilha e sinta a energia de estar em contato com a natureza com a sorte de curtir suas belíssimas praias.

O visual rústico da ilha também ajuda a criar essa atmosfera de simplicidade e aconchego. Por isso, Morro de São Paulo é o destino perfeito para você se desligar do mundo e relaxar nas suas férias mais que merecidas.

Conheça praias paradisíacas

Uma curiosidade sobre as praias da vila de Morro de São Paulo é que elas são conhecidas por ordem numérica.

Privilegiada com o fenômeno do Swell, a Primeira Praia tem ondas muito atrativas para a prática do surfe. Se você gosta desse esporte náutico, então deve visitar a primeira praia próximo à Pedra do Moleque e da Quebradinha.

Já a segunda Praia é a mais frequentada pelos turistas. De dia ela oferece um banho incrível nas piscininhas de corais formadas a partir dos arrecifes na maré baixa. Já durante a noite, o local conta com ótimas opções de bares e restaurantes, onde você pode curtir com pés na areia e em sofazinhos super confortáveis.

A Terceira e Quarta praia são ideais para você aproveitar o dia em paz e sem muito contato com outros turistas. O mar é pouco agitado, o que torna o lugar ideal para fazer um mergulho com snorkel e observar os animais marinhos do local.  

Você também pode encontrar passeios planejados em agências de turismo que operam em Morro de São Paulo. Essas agências podem levá-lo para conhecer as praias Gamboa e Garapuá que formam a quinta praia. Também são conhecidas como Praia do Encanto.

Aproveite muitas opções de lazer

Você pode aproveitar essa viagem na companhia da sua família, com seus amigos ou pode torná-la uma viagem super romântica ao lado do seu amor. A ilha oferece muitas opções de lazer para todos os gostos e boa parte desfrutando de paisagens belíssimas.

Durante o dia, você tem muitas opções de passeios turísticos para aproveitar sob o sol. Você pode relaxar numa manhã ensolarada nas praias da ilha ou curtir os passeios turísticos de barco e lancha nas praias vizinhas. No final da tarde, você pode aproveitar para assistir um pôr do sol especial no Farol ou no Forte.

Se você vai viajar com os amigos e quer curtir a noite, Morro de São Paulo tem ótimas escolhas. Mesmo durante a semana, você tem como aproveitar a noite, pois existe uma programação especial para quem curte sair depois do anoitecer.

Uma das dicas é conhecer o tradicional Luau do Morro, uma festa na beira da praia para você se divertir apreciando a paisagem. Sem falar nas festas que rolam nos bares e casas noturnas, que sempre estão badalando a ilha.

Além disso, você não pode deixar de visitar o Teatro de Morro de São Paulo. Nas noites de quarta-feira, músicos e poetas se apresentam às 21h no local e a partir das 00h rola uma festa animadíssima que dura até de manhã.

Relaxe e desfrute da estrutura da ilha

Mesmo com apenas 2.800 habitantes, a cidade tem um ar cosmopolita porque recebe turistas do mundo todo, principalmente no verão que é a alta temporada.

A vila oferece uma infraestrutura com opções de hospedagem para todos os gostos. Você vai encontrar uma que é a sua cara, seja um hotel tradicional com total conforto ou um hostel descolado ou até uma pousada tranquilinha no meio da natureza.

Além disso, à beira mar e próximo à Praça Aureliano Lima tem os points para você encontrar restaurantes perfeitos para sua refeição. Inclusive, aproveite para conferir a feirinha de artesanato que rola na praça , garantindo assim a lembrancinha da sua viagem.

Faça passeios inesquecíveis

O passeio mais completo é a volta na Ilha de Tinharé, que sai da 3ª praia por volta das 9h da manhã e leva você para conhecer as piscinas naturais de Garapuá e de Moreré com direito a parada estratégica para mergulho.

Pertinho da hora do almoço o barco vai para Boipeba, passando pelas praias de Cueira, Tassimirim e Boca da Barra, onde você poderá degustar de deliciosas lagostas da região. Essa pausa é estratégica para você dar uma caminhada, tomar um banho de mar e almoçar antes de seguir passeio.

Antes de voltar para o cais de Morro de São Paulo, você fará uma visita guiada à Cairu para passear no centro histórico e conhecer o Convento de Santo Antônio.

Outro passeio imperdível é para conhecer o mangue. Com uma caminhada entre a vegetação e o rio, você vai apreciar um paraíso escondido. O trajeto parte da Praia do Encanto, passa pela Chapada do Elias e segue até o belíssimo encontro do mar com o rio.

Já o passeio de barco por Gamboa e Garapuá, inclui passagem pela Ponta do Curral e pela Praia da Argila em Gamboa. Você vai conhecer também Garapuá, um lugarejo com uma paisagem incrível e aspectos de vila de pescadores.

Aproveite o seu tempo para curtir um clássico mergulho de cilindro na terceira e na quarta praia. Com a orientação de um guia especializado, você vai poder nadar na companhia de espécie de animais marinhos da região.

Morro de São Paulo está só esperando por você!

Passar alguns dias em Morro de São Paulo com a família, em uma viagem romântica ou com os amigos, é uma ótima opção para aproveitar suas próximas férias.

Você conhecerá paisagens incríveis e fará lindos passeios por essa região conhecida pelas suas belas praias e natureza.

Se você está em Salvador, pode aproveitar a oportunidade para fazer um bate-volta para Morro de São Paulo com uma empresa de turismo especializada nesse tipo de passeio.

Se você prefere se hospedar para curtir esse destino na maior calma, conte com o serviço confortável de um traslado oferecido por empresas de turismo especializadas que saem direto do aeroporto de Salvador para Morro de São Paulo.

 

Quer saber mais sobre passeios incríveis em Morro de São Paulo? Então clique aqui e conheça ótimas opções para suas férias.