Passeios visite joão pessoa

João Pessoa: dicas especiais do que visitar na capital

À procura do que conhecer em João Pessoa? O local é mais um dos encantos do litoral nordestino brasileiro, um destino ideal repleto de praias que você pode visitar durante sua estadia na capital.

A tranquilidade e o bom custo-benefício do destino vem conquistando cada vez mais a preferência dos turistas. Dessa maneira, Jampa, como é carinhosamente chamada, é uma das capitais brasileiras que mais vem se destacando no cenário nacional recentemente.

Para aproveitar o melhor de João Pessoa, visitando as principais atrações sem deixar de lado as praias mais famosas do local, você precisa ter em mente algumas informações importantes. Para te ajudar, também separamos algumas dicas de passeios que vão deixar sua viagem completa.

Termine sua leitura para entender melhor sobre João Pessoa e garantir uma experiência inesquecível.

Onde fica João Pessoa

capital joão pessoa

João Pessoa é a capital da Paraíba, sua localização privilegiada no ponto mais oriental das Américas faz com que a cidade seja conhecida como Porta do Sol. Você sabia que Jampa é o local do continente americano onde o sol nasce primeiro? Isso acontece justamente por causa da sua posição.

A capital paraibana possui cerca de 20 km de extensão litorânea, com nove praias ideais para o turismo, que contam com o clima intertropical quente e úmido durante todo o ano.

Você pode chegar na capital por meio dos voos diretos que partem de cidades como São Paulo, Congonhas, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Campinas. Portanto, se você não estiver em uma dessas capitais, terá que garantir um voo de conexão.

É importante saber que o aeroporto fica um pouco distante da capital, no município de Bayeux, a 23 km da zona hoteleira da praia de Tambaú. Dessa maneira, você pode garantir um transporte de táxi ou um serviço de transfer para chegar no seu hotel.

Como o táxi do local é tabelado, o custo do transporte de transfer costuma ser mais em conta. Caso você opte por alugar um carro e ir dirigindo até a capital, o caminho que você irá realizar vai passar pela BR 230 e BR 101, em um percurso de cerca de 40 minutos.

Aproveite as belezas da capital durante o dia

praias de joão pessoa

Seja qual for o ponto turístico que você escolher visitar em João Pessoa, se for durante o dia, a dica é sair bem cedo! Isso porque em João Pessoa o sol nasce um pouco antes em comparação às demais capitais brasileiras. Antes das 5 horas da madrugada, o sol já começa a aparecer, e é às 17 horas que começa a se pôr.

Como Jampa está localizada na pontinha do continente brasileiro, o fuso horário do local deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha, uma hora adiantada. Mas como não é, o sol sempre nasce e se põe antes do horário normal para o restante do país.

Separamos algumas dicas de praias para conhecer durante sua estadia na região. Confira a seguir!

Praias de Cabedelo

Um passeio que não pode faltar para que você possa aproveitar o melhor de João Pessoa é a visita às praias de Cabedelo. Localizada bem próxima à capital, a apenas 28 km de distância, a cidade é o local de encontro entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba.

Na região de praias com águas quentes e transparentes você tem a oportunidade de conhecer Intermares, o ponto de encontro dos surfistas e local onde acontece a desova de tartarugas marinhas.

Outra opção de praia nesta cidade vizinha a João Pessoa é Camboinhas, que conta com uma infraestrutura mais completa com bares e quiosques. A praia também é conhecida como Ilha de Areia Vermelha devido ao banco de areia que se forma na maré baixa, onde os turistas podem nadar entre os cardumes de peixes coloridos.

A praia fluvial do Jacaré costuma lotar de turistas e moradores locais, isso porque é nessa região que acontece o famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel. Vale lembrar que o espetáculo acontece exatamente às 17h, por isso, chegue no local com antecedência para não perder nada.

Costa do Conde

Já na Costa do Conde você encontra outras opções de praias bem conhecidas da região. Todas as praias contam com cenários bem diferentes, por isso, você pode conhecer todas as praias em um dia de passeios, ou escolher apenas uma praia para aproveitar todo o seu dia. A melhor maneira de conhecer todas elas em um só dia é por meio do tour oferecido pelas agências especializadas.

As praias mais amadas pelos turistas são as de Coqueirinho e Tambaba, que são vizinhas. Na praia de Coqueirinho você encontra uma paisagem tomada pelos coqueiros, rochas e fontes de água, com algumas opções de barracas e um restaurante que costuma ficar mais cheio nos finais de semana.

A praia de Tambaba é mais conhecida por ser uma praia naturista, o que chama bastante atenção dos turistas que visitam o local. Além disso, na região você também encontra uma combinação de mata preservada, falésias multicoloridas e água cor esmeralda, com várias piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Cabo Branco

Se você estiver a procura de opções de praias mais próximas do centro de João Pessoa, a de Cabo Branco pode ser uma boa opção. O legal dessa praia é que no extremo mais próximo de Tambaú, a praia é mais agitada, com opções de quiosques e bares, enquanto no extremo mais afastado, você encontra o cenário perfeito para aproveitar a praia com tranquilidade e privacidade.

Ao longo de sua orla você ainda tem a oportunidade de caminhar no calçadão, admirando a vista especial. As águas mais verdes da praia são bem calmas, sem ondas muito fortes, por isso, a praia é ideal para um passeio com crianças.

Conheça a história da capital

capital da paraíba

Se você adora conhecer a história do local que está visitando, vai ficar feliz em saber que João Pessoa é repleta de pontos históricos, afinal, é a terceira cidade mais antiga do Brasil.

Ao conhecer as atrações da cidade, você também tem a oportunidade de visitar o ponto mais oriental das Américas, o Farol de Cabo Branco, na Ponta do Seixas. Para os católicos, vale a pena visitar a Basílica Nossa Sra. das Neves, o Mosteiro de São Bento e Igreja de N. Sra. do Carmo.

Para conhecer de pertinho a arte local, os passeios para o Centro Histórico e Centro Cultural São Francisco são boas opções.

O que fazer durante a noite em João Pessoa

joão pessoa de noite

A vida noturna da capital costuma ser bem agitada, e o movimento começa já no calçadão e nos arredores da feirinha de Tambaú. A principal atividade do local são os bares e restaurantes com música ao vivo, com o típico forró, e pratos caprichados de carne de sol, especialidade do local.

Se você preferir um programa mais tranquilo, a visita ao Mercado de Artesanato Paraibano pode ser uma boa. No local você tem a oportunidade de conhecer o rico artesanato local e ainda levar para casa uma lembrancinha desse lugar.

Um destino repleto de atrações

eu amo jampa

João Pessoa definitivamente é um destino de viagem com muitas opções de passeios e várias atrações especiais, por isso, vale muito a pena garantir sua viagem para esse destino único.

Para deixar sua experiência na capital ainda mais segura e confortável, existem empresas especializadas na região que podem te ajudar a garantir passeios completos tanto na capital, como nas praias.

Clique aqui e garanta já sua vaga para o passeio que mais combina com você!

Tags: