Passeios

Pontos turísticos do Recife e Olinda: o que visitar nas cidades irmãs

Separadas por apenas sete quilômetros, Recife, a Veneza brasileira, e Olinda, a cidade do carnaval, oferecem muitas possibilidades aos turistas. E como boas familiares, elas têm muito em comum: frevo, maracatu, rio, mar, tapioca, cuscuz, bolo de rolo e muito mais. Diferente do que muitos pensam, elas não são irmãs só por estarem uma ao lado da outra, mas também porque, desde o início da história pernambucana, as duas se complementam geograficamente e historicamente. Continue a leitura e descubra os pontos turísticos do Recife e Olinda.

Recife, a capital pernambucana, é atravessada por rios, pontes e canais, por isso é intitulada de ”Veneza brasileira”. Além das belíssimas praias, que são um dos principais atrativos da cidade. A cultura, assim como em Olinda, é um ponto forte. O Marco Zero respira a história que a terra do frevo viveu e vive até hoje.

Olinda, conhecida por seu carnaval, que faz parte de sua incrível cultura, além das construções, que inclusive, são consideradas Patrimônio Cultural Mundial. Não é só em fevereiro que a cidade oferece diversos atrativos – conhecer o centro histórico de Olinda é um feito atemporal. Você já deve ter percebido que o que não faltam são pontos turísticos do Recife e Olinda para visitar.

O melhor do Recife e Olinda em apenas um passeio: City Tour Recife e Olinda

Em um dia só, você consegue descobrir muito dos mistérios dessas cidades em nosso City Tour Recife e Olinda. Vamos começar com o pé direito com uma vista panorâmica por Boa Viagem, a praia que foi protagonista da música de Alceu Valença: La Belle de Jour. Você pode optar por um passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, caso não, seguiremos para o Marco Zero, conheceremos a terceira rua mais bonita do mundo: Rua do Bom Jesus. Faremos uma visita (opcional) a Sinagoga Kahal Zur Israel e a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, além do Museu a Céu Aberto, entre as ruas Alfredo Lisboa e Barão Rodrigues Mendes. Continuando, vamos para a antiga casa de detenção, transformada em um centro de artesanato: a Casa da Cultura. 

Seguimos com um passeio panorâmico pelas três ilhas: Recife, Santo Antônio e Boa Vista. A Ponte Maurício de Nassau e a Praça da República, onde se encontram o Palácio do Governo, o Teatro de Santa Isabel e o Palácio da Justiça, até Olinda. 

Chegando em Olinda, iniciamos um passeio a pé ou de jardineira (opcional), visitaremos o Alto da Sé com vistas das Igrejas da Sé e da Misericórdia.Você se encantará com a mais bela vista das cidades e um dos mais procurados pontos turísticos do Recife e Olinda, que é considerada Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Vale lembrar que, por decreto de lei municipal, não é permitido o acesso de veículos de médio e grande porte no sítio histórico da cidade de Olinda. Por este motivo, alguns trechos do roteiro são realizados a pé. Existe um passeio opcional de Jardineira (um tipo de Toyota adaptada para turismo) que faz o percurso parando em alguns dos pontos mais importantes do sítio histórico e que facilita a locomoção para quem tiver interesse em adquirir. Além disso, algumas igrejas não ficam abertas para visitação em tempo integral.

Ainda tem energia para uma animada noite?

Com certeza, você voltará desse passeio cheio de memórias e lembrancinhas na bagagem, mas se ainda tiver fôlego para conhecer a vida noturna, que é um dos queridinhos pontos turísticos do Recife, não deixe para depois. Selecionamos 10 restaurantes localizados em Boa Viagem para você aproveitar:

  • Entre Amigos O Bode 
  • Entre Amigos Praia
  • Camarada Camarão 
  • Bode do Nô 
  • Churrascaria Ponteio
  • Spettus Steak House
  • Zen Sushi
  • Nikko Sushi
  • Parraxaxá
  • Paranoia do Mar

Vale a pena incluir alguns desses restaurantes em seu roteiro. Em sua estadia, conte com uma empresa especializada nos destinos em que atua, podendo te oferecer segurança e conforto para fazer da sua viagem ainda melhor.