Turismo Foto da vista da Chapada Diamantina. A foto é de cima e há diversas rochas.

Chapada Diamantina: 6 motivos para conhecer o paraíso natural baiano

Localizada na Bahia, a aproximadamente 420km de distância da capital, a Chapada Diamantina oferece uma experiência singular e inesquecível para todos que a visitam. Montanhas, piscinas naturais, cânions, grutas e cavernas são algumas das surpresas que você pode encontrar pela região. O destino é realmente completo, já que além das belezas naturais, você conhecerá pessoas receptivas, uma hospedagem do seu jeitinho, uma culinária de dar água na boca e diversas atividades culturais.

Se você quer se desconectar um pouco, entrar em contato com o mais puro da natureza e ter uma das melhores experiências de viagem da sua vida, te aconselhamos muito a conhecer a Chapada Diamantina. E aqui vai a boa notícia: a programação pode ser para qualquer época. Entre março e setembro é a temporada de seca, você consegue aproveitar ao máximo todas as atividades propostas do destino. Entre outubro e fevereiro, as chuvas aparecem, mas nada que possa prejudicar a sua estadia e diversão.

Ainda não se convenceu que o lugar pode te proporcionar dias inesquecíveis? Separamos 6 motivos (de muitos) para conhecer esse paraíso natural baiano. Continua a leitura!

Por que conhecer a Chapada Diamantina?

  1. Pôr do sol inesquecível

Para os amantes do pôr do sol, esse espetáculo da natureza é incrível visto do Morro do Pai Inácio, programa clássico e que não pode ser dispensado. Mais de mil metros de altitude proporcionam uma vista panorâmica da região inteira. O visual é de tirar o fôlego! Mas fique atento, a entrada só é permitida até às 17h, então para não perder, programe-se e chegue com antecedência ao local.

  1. Você pode conhecer a segunda maior cachoeira do Brasil: a Cachoeira da Fumaça

São 340 metros de queda. Ufa! A cachoeira também é conhecida como um dos principais cartões-postais do Parque Nacional. Para chegar até o seu topo exige um esforço físico que será recompensado: são 6km de caminhada até o fim de uma das trilhas mais bonitas do Brasil. Você terá ângulos privilegiados do Vale do Capão e do Morrão. Aproveite para registrar! Uma informação muito importante: quando fica muito tempo sem chover, a água da cachoeira seca.

  1. Destino perfeito para quem ama aventura

Rapel, tirolesa, entre outros esportes radicais fazem parte da rotina de atividades da Chapada, e nada como um belo visual para acompanhar a prática. No Rio Mucugezinho derivam diversas possibilidades, inclusive variedades de poços, como é o caso do Poço do Diabo. Depare-se com uma incrível queda d’água e uma grande piscina natural para banho.

  1. 1.500km² de beleza

O Parque Nacional conta com 1.500km² de natureza e bela. Você irá conhecer uma abundante vegetação com as mais diferentes espécies. São muitos pontos de contato com a natureza e infinitas formas de se conectar com ela. Vales e montanhas compõem o cenário de algumas das vistas.

Para que você consiga aproveitar ao máximo sua estadia e ter a certeza de que usufruiu de todos os encantos do lugar, o ideal é que você conte com um suporte especializado na região.

  1. Descanso na mais pura natureza

Já imaginou poder sossegar em cachoeiras após uma caminhada repleta de surpresas em seu trajeto? Conhecer a Chapada Diamantina é, com certeza, uma completa revitalização. Depois de cansar os pés, com as trilhas, você irá descansar a mente e voltar muito mais leve após essa memorável viagem.

  1.  A noite em Lençóis

Após um dia repleto de vistas inesquecíveis, é hora de relaxar. A noite de Lençóis é um show à parte. Você pode curtir muita música boa ao vivo enquanto prova deliciosas comidas. Aproveite para conhecer as caipifrutas com as frutas locais!

Dicas especiais para quem vai embarcar

  • É necessário lembrar que a maior parte das atividades do destino exige um certo esforço físico, como caminhadas extensas e resistência para alguns esportes.
  • Se você não pratica atividades físicas, seria bom praticar caminhadas leves dias antes do embarque.
  • Na hora de fazer a mala, aposte em roupas muito confortáveis e tênis que te permitam comodidade para aproveitar cada segundo no destino. 
  • Saiba mais sobre os passeios clicando nesse conteúdo aqui.

Viva uma experiência inesquecível e cheia de aventura. Com a nossa equipe, você conhece o melhor da Chapada Diamantina com segurança e comodidade.

Tags: