Turismo Vista do mar de Porto de Galinhas para celebrar o Dia Mundial do Turismo

Conheça melhor o Dia Mundial do Turismo

Lazer para uns, negócios para outros, benefícios para todos. Muito mais que viajar e conhecer novos locais, o turismo é uma das melhores maneiras de propagar a cultura de um lugar, apresentar as belezas do destino e movimentar a economia da região.

O Dia Mundial do Turismo não comemora apenas a delícia que é planejar e executar uma viagem. O dia é para ressaltar a importância da atividade nos aspectos culturais, sociais e econômicos. A OMT (Organização Mundial do Turismo) todo ano propõe um tema específico com o objetivo de explorar tudo o que o turismo proporciona. Você poderá descobrir o tema logo abaixo.

Quer saber mais detalhes sobre essa data? É só continuar lendo o conteúdo!

Origem do dia

Iniciado no ano de 1980, o Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo. A data foi escolhida por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que aconteceu 10 anos antes, em 27 de setembro de 1970.

Além da data representar o principal documento das atividades da OMT, ela indica o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e o início da alta temporada no Hemisfério Sul.

Qual o objetivo do Dia Mundial do Turismo?

Como falamos anteriormente, a data é um marco especial para refletirmos toda a importância do turismo para nossa sociedade. Recentemente, o dia também tem relevância para discussões como o papel das atividades turísticas no estímulo ao desenvolvimento sustentável.

O turismo reflete diretamente no cotidiano das pessoas, no progresso econômico dos lugares e claro, na natureza. Como podemos ver, os temas propostos deixam essa percepção muito clara. A OMT definiu o tema deste ano ‘’Repensar o Turismo’’. Confira os temas dos últimos cinco anos:

Crescimento inclusivo (2021);

Desenvolvimento rural (2020);

Geração de empregos (2019);

Sustentabilidade e transformação digital (2018);

Turismo sustentável e desenvolvimento (2017);

Benefícios que o turismo proporciona

Seja para quem viaja, seja para quem recebe o fluxo, os benefícios são inúmeros. Com o turismo, todos saem ganhando.

Quem não ama todo o processo de uma viagem? Planejar roteiro, arrumar as malas e claro, conhecer as particularidades de cada local. Você sabia que viajar faz bem para sua saúde física e mental? Isso mesmo! Além disso, faz uma transformação de dentro pra fora: você vive novas experiências e tem uma perspectiva de fora da bolha. Te faz mais independente, ajuda a enfrentar medos e muito mais. Conhecer uma nova cultura é voltar com a bagagem recheada de aprendizados para a vida toda.

No setor econômico, a atividade turísticas é uma das mais importantes, afinal, ela gera emprego e renda, cria novos negócios e aumenta a produção de bens e serviços. É possível desenvolver diversos setores, ainda que basicamente, como criação de novos meios de hospedagem, mão de obra qualificada, entretenimento, meios de transporte, melhorias e adequações na saúde pública, vias de acesso e segurança, dentre outros vários pontos que os turistas precisam e buscam.

Dia do Turismólogo

Na mesma data, é comemorado o dia do Turismólogo, que também surgiu nos anos 70 e teve como objetivo normatizar a categoria do profissional na área de turismo, pois não possuíam reconhecimento.

O turismólogo é o profissional responsável por planejar, elaborar e gerenciar diversos setores que envolvem o turismo. Então, o profissional pode trabalhar em hotéis, agências de viagens, receptivos, etc. Ele irá traçar os caminhos mais viáveis para que o viajante absorva o melhor da região.

Que tal comemorar o Dia Mundial do Turismo conhecendo o Nordeste?

Em diversos destinos, o turismo é uma das principais fontes de economia. E por isso, além das belezas naturais e bagagem históricas, investem para que haja uma melhor possibilidade do turismo. Acomodações com boas estruturas, transporte de fácil acesso, ruas com fácil circulação, entre outros importantes itens que tornam o destino acessível para a prática turística.

O Nordeste é repleto de cenários incríveis e há opções para todos praticarem o turismo. Você pode visitar destinos com praias paradisíacas, vistas deslumbrantes, muita história e cultura. 

Lugares interessantíssimos não faltam, o que basta é você definir o que quer com aquela viagem e se deixar apaixonar pelo local. Conte com a Luck Receptivo, uma empresa que está há mais de 60 anos e é referência no http://luckreceptivo.com.brmercado, para uma experiência inesquecível no Nordeste. É só acessar o nosso site e escolher o próximo destino. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com aqueles seus amigos que amam praticar o turismo, conhecendo e enaltecendo tudo o que o ambiente pode oferecer.